Voto impresso ou fraude?

Cesar Zanin
20 min readJul 8, 2021

Prepare-se, pois nos próximos 18 meses, o discurso do tal voto impresso auditável seguirá servindo de pretexto para conspirações, um desafio e tanto ao modelo democrático iniciado com a Constituição de 1988.

A democracia é o único regime político no mundo, até hoje, em que os cidadãos podem participar igualmente na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de governo.
Infelizmente não existem ainda precedentes expressivos da chamada democracia direta, em que cada indivíduo se representa sem intermediários, desenvolvendo as leis conjuntamente e governando sem eleitos.
Mesmo assim, a chamada democracia representativa (presente hoje em boa parte do mundo) abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política, através do sufrágio universal; o exercicio do voto é fundamental para tal.

O voto no Brasil foi utilizado pela primeira vez em 1532, com a eleição do Conselho Municipal da Vila de São Vicente, no início dos tempos de colônia portuguesa.
Por mais de três séculos, ao longo da colônia e do império, votar era somente para quem já detinha um certo poder, para quem era dono de pessoas/coisas; a lisura do processo eleitoral não parecia uma preocupação e o sistema não era unificado.

Em 1881 o título de eleitor foi instituído, mas sem foto, o que não impediu as fraudes. Com a chegada da República, o voto deixou de ser censitário (determinado pela…

--

--

Cesar Zanin

Student, translator (BR-EN-IT), busker. Born in São Paulo in 1975. Progressive, physicalist. Writer, musician. Amateur.