Cesar Zanin
2 min readJul 15, 2023

--

Tecnologia

Nos últimos anos, a tecnologia alterou profundamente o modo como lidamos em sociedade.

Nossa comunicação se tornou mais ágil e fácil. A busca de informações também, e nossa capacidade de associação ou de formar novos relacionamentos também.

Houve uma simplificação no acesso a ferramentas para o comércio em geral e para a criação ou difusão de conteúdos, tanto de mídia estática quanto dinâmica, ou multimídia.

Setores importantes, e outrora consolidados, foram desfigurados, transformados, como por exemplo a imprensa escrita e a indústria fonográfica.

Por um lado, iniciativas de uso da tecnologia com viés de esquerda, progressista ou mesmo apenas democratizante, foram relegadas ao ostracismo, tornando-se nicho ou mesmo marginalizadas, dependentes de caridade. Alguns exemplos: software livre, wikipedia, associações e plataformas sociais.

O compartilhamento de dados se popularizou negativamente, através da pirataria, e tecnologias magníficas como a do blockchain são solenemente ignoradas por governos.

Por outro lado, o neoliberalismo abraçou a tecnologia com sucesso. Empresas poderosas controlam a mão de obra de milhões de pessoas que trabalham para elas sem qualquer vínculo empregatício, através de apps que funcionam como plataformas capitalistas.

--

--

Cesar Zanin

Student, translator (BR-EN-IT), busker. Born in São Paulo in 1975. Progressive, physicalist. Writer, musician. Amateur.