Cesar Zanin
2 min readJan 22, 2021

--

Pesadelo? Sonho?

O período em que mais tive pesadelos foi na tarda infância/pré-adolescência, quando aconteceu inclusive de eu ter um pesadelo recorrente (eu era perseguido pelas ruas à noite e a cada noite a história ia se desenvolvendo).

Depois disso a incidência foi diminuindo a ponto de eu passar muitos meses, ou mesmo anos, sem conseguir lembrar um único pesadelo pela manhã.

Esta noite aconteceu, eu estava dormindo na minha cama, e fui acordado pelo barulho de alguém forçando a porta da frente, entrando. Acordei mas não conseguia me mover, em agonia, pensando em como defender minha filha Laura, que estava dormindo no quarto dela, enquanto eu escutava passos e ruídos. Enfim, uma tortura.

Lembrei dos momentos finais do dia, quando coloquei a Laura para dormir e li para ela o livro Se Os Tubarões Fossem Homens do Brecht, baita presentão do vô Zé, e, logo depois, na minha cama, prestes a dormir, engajando com um conservador numa postagem da AOC.

Então levantei, depois de não sei quanto tempo; o barulho era o radiador (aquecimento). Bem nessa hora a Laura veio para a minha cama, eu sorri de felicidade e voltei a dormir.

Decidi escrever isto aqui hoje de manhã, quando recebi de uma amiga um link para um artigo no travelpedia, sobre mudar de país, sobre ir viver em outro país. O texto é apresentado como relato mas para mim pareceu mais um…

--

--

Cesar Zanin

Student, translator (BR-EN-IT), busker. Born in São Paulo in 1975. Progressive, physicalist. Writer, musician. Amateur.