Cesar Zanin
4 min readOct 8, 2022

--

A violência no Brasil

A violência foi uma constante na história. No Brasil, houve violência desde o início.

Antes mesmo de 1500 havia violência entre os índios, mas vendo os números, pareceria brincadeira de criança quando comparada ao genocídio sofrido pelos indígenas por obra dos colonizadores (portugueses e depois brasileiros).

A escravidão foi o símbolo do auge da violência por parte de um grupo social na opressão de outro(s) grupo(s) da sociedade.
O Brasil era um peculiar sistema de castas: os portugueses por cima, os brasileiros no meio, os negros escravizados juntamente com os povos originários por baixo.

Com a independência do Brasil, as terras e os donos delas se tornaram livres de Portugal, mas as milhões de pessoas escravizadas ou expulsas de suas próprias terras seguiram como propriedades, violentadas diariamente por todos os dias de suas vidas.

Depois de uns 350 anos de escravidão, institucionalizada, normalizada pelos cidadãos de bem, veio a república, há pouco mais de 130 anos atrás.

Desde então, com a abolição da escravidão, a sociedade brasileira teve menos violência institucional.
Mas não se engane, ainda assim havia muita violência. Muita. Basta perguntarmos às pessoas mais velhas ainda vivas hoje.

Acontece que a violência é muito mais presente entre os pobres. E há muitos pobres.

O governo brasileiro, no tempo dos avós dos nossos pais, ao invés de integrar os milhões de escravos…

--

--

Cesar Zanin

Student, translator (BR-EN-IT), busker. Born in São Paulo in 1975. Progressive, physicalist. Writer, musician. Amateur.