A onda reacionária enquanto vírus

Cesar Zanin
3 min readFeb 18, 2023

O idealismo supremacista, reacionário e dissimulado, nacionalista, religioso, homofóbico e sexista, mesquinho e opressor, intolerante e violento, negacionista e conspirador que aflige o momento histórico atual, nos trazendo coisas como o brexit, o trumpismo e o bolsonarismo, entre outros retrocessos, poderia ser comparado a uma espécie de vírus patogênico.

Uma espécie de vírus altamente contagioso, resultado de múltiplas mutações acumuladas desde as origens da vida humana organizada socialmente e que segue provocando muito sofrimento.

Assim como aconteceu com o coronavirus (o SARS e a COVID), esse vírus social e político recentemente infectou tanta gente em tantos lugares ao mesmo tempo a ponto de configurar uma pandemia, que pelo menos desde 2018 venho chamando de ‘onda reacionária global contemporânea’. Entāo vou chamar aqui esse tal vírus social e político de ORGC.

Seguindo a analogia, há cerca de cem anos tivemos os movimentos originais fascistas, uma tremenda pandemia, quando o Fascismo italiano e o Nazismo alemāo chegaram ao poder e causaram tamanho dano à humanidade ao ponto de termos tido que inventar conceitos como ‘crimes contra a humanidade’ e organizações como a ONU para regulamentar os direitos mais básicos e primários, os ‘direitos humanos’. Pois bem, há cerca de cem anos também tivemos a Gripe Espanhola.

--

--

Cesar Zanin

Student, translator (BR-EN-IT), busker. Born in São Paulo in 1975. Progressive, physicalist. Writer, musician. Amateur.